AS PALAVRAS QUE UM DIA TE DIREI...CERTAMENTE

"Pai,
Também tu já foste pequenino, um dia. Eu, quando era pequenino, sem o saber, queria ser um menino como tu. A mãe estava sempre a falar de ti, do teu olhar tímido, quase envergonhado por saber sorrir. Mesmo que não me lembrasse, vou certamente saber o pai que foste, desde o primeiro instante em que soubeste que eu existia dentro da mãe a crescer. Estiveste sempre perto, sempre atento. Posso dizer que tenho dois pais e duas mães, porque qualquer um deles é o outro quando o outro não está. A mãe sempre me disse que achava estranho as pessoas não confiarem nos pais, que lhe metia confusão as outras mães preferirem deixar os filhos com as mães delas do que com os maridos. Ela sempre me disse que tu conseguias ser ainda melhor que ela, na paciência, na tolerância, nas alturas onde eu esgotava a paciência dela tu eras o rio calmo entre nós. Quando eu nasci ela sussurrou-me ao ouvido uma frase que pela vida me foi repetindo, disse-me que eu seria a criança mais sortuda do mundo porque tinha um pai extraordinário. Assim tem sido pelo que ela me conta, tu sempre foste pai a tempo inteiro.
Contigo fiquei os primeiros dias, quando ela começou a trabalhar. Foste tu que aguentaste a dor de me ver levar com as primeiras vacinas, porque ela não tinha coragem nem de me tirar a roupa para as enfermeiras me espetarem a seringa. Foi contigo que aprendi a mamar sem ser no peito dela, e a adaptar-me à "caneca da bruxa", quando ela estava ausente se não queria passar fome.
Pai, haveria tanto para dizer sobre ti e sobre esse amor maior que tu me tens...! Ela também me explicou como, me ensinas-te a mergulhar, sem medo, com apenas 6 meses, ela passava a vida a engasgar-me porque nunca foi professora de natação; como te rias comigo a rebolar na cama quando me aprendi a virar; como gostei logo das sopas que me fizeste quando aprendi a comer. Como para todas as festas que me fizeram tu eras a organização e preserverança em pessoa e ela a doida das ideias.
Tu és o pai que qualquer amigo meu gostaria de ter. Tu passas-me a roupa a ferro, deixas o trabalho e voas para me buscar, levas-me aos baloiços e desces comigo o escorrega, fazes uma algazarra só para cabermos os dois na mesma bicicleta. Contigo já andei a fazer de conta que guiava, vi a lua às tuas cavalitas e adormeci a andar de avião. Contigo tomei banho de mangueira enquanto regavas. Tu não adormeces antes de mim, como a mãe, aguentas a minha energia quando ela parece não ter fim e já devia estar a dormir. Tu sabes os nomes e os apelidos de todos os meus amigos da creche e és também tu que sabes de cor o meu boletim de vacinas. Tu és mesmo um pai divertido com quem todos os miúdos se metem quando me levas à creche, és o papá que na praia faz sucesso porque sabe jogar à bola e apesar da mãe ser o motor das nossas viagens, a idiota de todos os destinos que já conheci - apesar dos meus pequenos 3 anos - és tu que seguras no volante, nos levas e trazes em segurança. És tu que me fazes o pequeno-almoço, quase todos os dias e contigo aprendo a fazer e a gostar das melhores refeições.
És tu o pai que eu hei-de querer amar sempre, para o resto da minha vida. Se não fosses meu pai eu ia querer ter um igual a ti, pai. Espero mostrar-te isto todos os dias com o meu carinho!"

Do Salvador

Comentários

  1. E como é bom ter Pais assim, que vivem a vida dos filhos, que estão sempre presentes, que realmente são o motor dos nossos sonhos até eles se tornarem realidade.
    Vale a pena "aproveitar" os Pais enquanto existem, por um dia farão falta, imensa falta!
    Mas quando faltam são recordados de heróis, de excelentes pessoas, uma recordação com orgulho para os filhos e isso sim é o que mais vale, saber que afinal sempre valeu a pena, nada foi feito em vão.

    Beijinhos aos 3
    Carla Silva

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares