Dia de passeio...I

Pelo segundo ano consecutivo o centro social organizou um passeio aberto a todas as famílias cujas crianças frequentam o centro. No ano passado, por questões de agenda, só nos juntámos ao grupo já perto da hora de almoço, em Guimarães. Este ano, para grande entusiasmo do Salvador começámos a viagem na Palhaça, às 7h00 da manhã (a parte mais complicada!) no autocarro grande.
O destino foi Mafra, com a proposta da visita ao Palácio-Convento. Apesar do frio, a visita revelou-se um belo exercício de passeio pela realeza portuguesa, enquanto respondíamos a 1500 perguntas sobre tudo e mais alguma coisa. Há crianças que tem o ponto de interrogação debaixo da lingua e eu, pelo sim pelo, vou aproveitar as perguntas dele para aprender aquilo que numa sala de aulas é muito fastidioso. Ao mapa, e aos roteiros turísticos, vou juntar uma história de Portugal no carro! Nunca se sabe quando é que vou ter de dizer qual era o apelido do rei cuja casa visitamos....
O Convento de Mafra foi mandado edificar por D. João V, em 1711, É o mais sumptuoso convento e monumento barroco português, dizem os livros. É o paradigma do reinado mais rico da história de Portugal, graças ao ouro vindo do Brasil. O convento foi construído para cumprir a promessa que havia feito caso tivesse um descendente para ocupar o trono. Esta promessa cumpriu-se em 1711, ano em que nasceu a princesa Maria Bárbara, a primogénita da descendência do Magnânimo.
O monumento insere-se no denominado barroco joanino, e é inspirado no modelo espanhol e filipino de S. Lourenço do Escurial, numa articulação harmoniosa de três componentes distintas: palácio real, convento e igreja. O projecto original de Johann Friedrich Ludwig previa apenas espaço para 13 frades, passando mais tarde a ter capacidade para 300 frades, a família real, o patriarcado e a corte.
Da visita gostámos especialmente da Casa da Livraria que viemos a saber à posteriori ter nos seus dois andares de estantes alguns dos mais notáveis livros impressos - fundo bibliográfico que conta com cerca de 40 000 exemplares. Foi praticamente uma hora a percorrer o convento...tudo naquele monumento é gigantesco - com uma área de aproximadamente 40 000 m2, fachada nobre com 232 metros, 29 pátios e 880 salas e quartos, 4500 portas e janelas ou ainda as 217 toneladas que pesam os 110 sinos do seu famoso carrilhão, uffa!!!

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares