CONTAMOS CONTIGO...DA VIDA DE CADA UM PARA O MUNDO

Mais um dia fantástico nesta viagem em que sigo desde 2005 com a Pastoral Juvenil de Aveiro.
Domingo foi dia de festejar, com todos os jovens da diocese, e do mundo, o Dia Mundial da Juventude.
A data começou a ser comemorada em 1985, ano declarado pela ONU como Ano Internacional da Juventude. O Papa João Paulo II convidou jovens do mundo inteiro para celebrarem o “Jubileu Internacional da Juventude” no Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, em Roma. A partir daí, as jornada mundiais da juventude começaram a acontecer periodicamente em vários países, sempre no mês de Julho. Paralelamente, e para assinalar o Dia Mundial da Juventude, nos anos em que não havia jornada mundial, começou-se a celebrar em todo o mundo, no Domingo de Ramos.

Este ano estiveram presentes, no parque municipal de Sever do Vouga, cerca de 1200 jovens e muitas outras pessoas que se foram juntando ao longo do domingo para a eucarístia presidida por D. António Francisco dos Santos.
Foi um dia extraordinário onde o trabalho da equipa da pastoral Juvenil e das equipas arciprestais, desafiadas a colaborar na organização das catequeses, resultou numa grande festa de fé. Confesso que regressei a casa estoirada e suada a rezar por um banho, dois beijos e um enorme xi-coração do Salvador, mas vim profundamente satisfeita, de alma feliz e esperança renovada.
[O pior é quando os finais me dão para ter uma diarreia de ideias e uma vontade de fazer tantas outras coisas que a minha agenda treme só de consultar o dia da semana em que estamos!!!! ]


Pode parecer um cliché, mas o investimento nos jovens é o estímulo que faz com que a equipa da Pastoral Juvenil que integro se ultrapasse na capacidade de trabalho e dinamização. Temos a sorte de termos em nosso redor uma rede de pessoas, cujos talentos, criatividade, fé e conhecimentos, nos permitem sonhar com acontecimentos e formas de abordagens aos jovens cada vez mais ousadas e profundas. Cada dia conseguimos ir mais ao concreto das suas vidas e é aí que queremos levar a esperança, às suas vidas, ao seu núcleo de amigos, aos sonhos que projectam para o seu futuro, ao amor que vão descobrindo nas relações humanas, à descoberta dessa personalidade inspiradora que é Jesus Cristo.

Apostar nos jovens é apostar numa sociedade melhor para todos nós no futuro. E nós, Pastoral Juvenil de Aveiro queremos ir ao encontro daqueles que nunca ouviram falar de Jesus Cristo, aqueles que desconhecem a felicidade de descobrir que cada um de nós pode ser obreiro de uma sociedade melhor.

Na mensagem do Santo Padre para este dia Bento XVI convida os jovens a serem "mensageiros do amor divino, capazes de construir um futuro de esperança para toda a humanidade. A questão da esperança está, na realidade, no centro da nossa vida de seres humanos e da nossa missão de cristãos, sobretudo na época contemporânea. (...)
Quando se é jovem alimentam-se ideais, sonhos e projectos; a juventude é o tempo no qual amadurecem opções decisivas para o resto da vida."
Nós, jovens católicos, temos a possibilidade de apresentar a mensagem do Evangelho de uma maneira nova, actual, de forma que os outros jovens possam entendê-la e entusiasmar-se. Nós somos testemunhas com a nossa vida, com as nossas opções, com as nossas qualidades e fragilidades. Nós somos o rosto daquilo em que acreditamos.
Fica o desafio:
"Queridos amigos, como Paulo, testemunhai o Ressuscitado! Fazei-O conhecer a quantos, vossos conterrâneos ou adultos, estão em busca da “grande esperança” que dê sentido à sua existência. Se Jesus se tornou a vossa esperança, dizei-o também aos outros com a vossa alegria e com o vosso compromisso espiritual, apostólico e social. Habitados por Cristo, depois de ter posto n’Ele a vossa fé e de lhe ter dado toda a vossa confiança, difundi esta esperança ao vosso redor. Fazei escolhas que manifestem a vossa fé; mostrai que compreendestes as insídias da idolatria do dinheiro, dos bens materiais, da carreira e do sucesso, e não vos deixeis atrair por estas quimeras falsas. Não cedais à lógica do interesse egoísta, mas cultivai o amor ao próximo e esforçai-vos por colocar a vós mesmos e as vossas capacidades humanas e profissionais ao serviço do bem comum e da verdade, sempre prontos a responder “a quem vos perguntar a razão da vossa esperança!” (1 Pd 3, 15). O cristão autêntico nunca está triste, mesmo quando tem que enfrentar provas de vários tipos, porque a presença de Jesus é o segredo da sua alegria e da sua paz."

Comentários

  1. Acabei agora mesmo de chegar de uma amena conversa com o Dr Fernando Nobre, fundador da AMI, e as palavras dele vão ao encontro daquilo que temos vindo a fazer: partilhar a alegria, o entusiasmo e a certeza que esta sociedade só será melhor com aquilo que cada um de nós fizer por isso.
    Domingo fomos, uma vez mais, mais longe. Em equipa, ultrapassamo-nos porque a "soma é muuuuuuuuito mais que a soma das Partes".
    É bom partilhar contigo estes momentos desde o início deste sonho, já lá vão quase 5 anos!

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. ola!
    eu vim espreitar aqui este blog sempre actualizadissimo e não pude deixar de comentar, pois eis que me vejo, embora de costas numa das fotos... que bem!
    Acho que foi um dia muito rico de tudo, de sorrisos, animação, sabedoria e sim muita música!
    Gostei!
    =)

    ResponderEliminar
  3. e nesta luta diária de desafio e testemunho é sempre muito bom poder contar com quem se "esfalfa" para dar o exemplo, trabalhar, seguir, ganhar e perder mas lutar sempre por um melhor e mais cristão mundo em que vivemos...Força para ti e para todos aí em casa!!!

    ResponderEliminar
  4. Na memória ficam todas as sensações que os sentidos nos permitem apreender. Pensava no quão felizes somos nestes dias. Digo somos porque te vejo também tão feliz e reconheço na tua forma de estar o quanto queres que tudo corra bem!
    Há dias que marcam, assim como há pessoas e abraços. Enfim, faz-nos mais do que bem.
    =)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares