Dia do trabalhador | PARÊNTESES PARA O ARCO-ÍRIS

Maria Tarrinha O perfil possível da remetente das cartas de duas jovens mulheres

O feriado sentou-nos à mesma mesa depois de nos unir na mesma oração. A caminho de Fátima dois privilégios: a voz e o sorriso da Maria.
Já andava para o fazer há algum tempo mas agora tornou-se imperativo, dar a conhecer a menina dos caracóis com quem troco emails e me encanto com seu jeito jovem e apaixonado de preencher os dias. A mesma menina que acorda a cada novo dia com pensamentos que andam à volta do cálculo de horas que faltam para voltar a dormir de novo ou no quanto é feliz mas mesmo assim gosta de dormir.

A Maria nasceu a 26 de Agosto de 1992. Vive em Aveiro, "num bairro engraçado" que dá pelo nome de Beira-Mar, na freguesia da Vera-Cruz. A Maria tem uma família que enche uma mão e preenche a casa. Vive com os pais e com os dois irmãos mais novos, a Milde de 10 anos e o Gui(lherme) de 6 anos. Além disso tem uma espécie de irmã mais velha que é a tia Sofia, irmã da mãe, com 12 anos de diferença e com quem se dá muito bem. Sentada à mesa com apetite aprecia acima de tudo o bacalhau com natas feito pelo pai, "um mimo delicioso!"

A vida da Maria é por estes dias ocupadíssima, como aliás qualquer estudante que leve a sério a sua ocupção. Frequenta o 11ºano do curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária Homem Cristo e não disse, mas eu acrescento, é Presidente da Associação do liceu. Nos poucos tempos livres que tem, entre o ballet, a paróquia, a associação de estudantes e tantos outros proejctos em que se envolve inteira, gosta muito de ir ao cinema, ouvir muita música, passear na praia, no campo, na cidade, onde for, adora passear, conversar e estar com os amigos, sublinha que esta é "a melhor forma de aproveitar os tempos livres".

Segundo a própria um dos seus piores defeitos é o mau humor quando está com fome, com sono ou muito cansada. Além de que se considera bastante teimosa e impaciente. Acrescenta "perfeccionista e insegura."
Como é muito impulsiva confessa na primeira pessoa: "às vezes não tenho noção da forma como falo e reajo, sou muito transparente, e isso nem sempre dá bom resultado". Antes assim Maria!
Já no que toca a qualidades, se ela não as enumerasse não teria muita dificuldade em preencher este campo, "faço tudo para ver as pessoas de quem gostos felizes, tudo mesmo, porque cada vez mais acho que a minha felicidade depende da felicidade dos outros".

A persistência é outra das qualidades desta perfeccionista. Exigente quanto baste, gosta de fazer as coisas muito bem, "tento a cada dia dar o meu melhor e fazer de todos os momentos os melhores, aproveitando cada oportunidade e cada segundo para mudar o mundo", como sublinha.

Já cá faltava o melhor lado desta juventude que se cruza connosco: "Sonho alto, muito alto, mas sempre com os pés no chão!"
A cor com que se identifica? o azul, "pode ser turquesa, marinho, escuro ou petróleo, gosto de todos os azuis. É uma cor pacífica e relaxante e dá-me a cada dia aquilo que eu preciso, mais paz e a hipótese de poder relaxar dentro de uma cor." A curto prazo a Maria gostava de ter uma varinha mágica e saber o curso que vai escolher, "conseguir olhar para UM curso, e não uma dúzia deles, e pensar é mesmo isto!" Antes disso quer acabar o 12ºano consciente de que aproveitou ao máximo os 12 anos de aprendizagem e que dei o seu melhor.
Reportagem fotográfica de Sónia Neves com as duas mulheres e o Bita, o amigo da Maria que tb já é nosso amigo

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares