ATONEMENT, baseado na obra de Ian McEwan

Fui apanhada de surpresa, no zapping de um serão, e acabei por ficar até ao fim. Desapareceu o sono. Gostei dõ filme. Da fotografia, da banda sonora (Debussy podem ouvir aqui...), do estilo de narração da interessante cadência do tempo e das cenas memoráveis, nomeadamente a cena da praia.
QUOTE FROM ROBBIE TURNER (James McAvoy): "Dearest Cecilia, the story can resume. The one I had been planning on that evening walk. I can become again the man who once crossed the surrey park at dusk, in my best suit, swaggering on the promise of life. The man who, with the clarity of passion, made love to you in the library. The story can resume. I will return. Find you, love you, marry you and live without shame."



A crítica
“Joe Wright («Orgulho e Preconceito») realiza este surpreendente filme baseado na obra literária de Ian McEwan, requisitando mais uma vez os préstimos de Keira Knightley, num drama passado em Inglaterra de 1935 no despoletar da Segunda Guerra Mundial.

O sucesso do filme de Wright está na soberba articulação entre tempo e o espaço, não descurando a dimensão dramática do argumento. A opção por cuidadosos planos aproximados e por uma banda sonora de antologia da autoria de Dário Marianelli, revelam um cuidado especial em manter a cumplicidade entre filme e espectador, e na qual reside outra das mais valias de «Expiação». James McAvoy e Keira Knightley também brilham e a jovem Saoirse Ronan sublinha a qualidade do infindável espólio da máquina Hollywoodesca em matéria de actores para o futuro. Um filme obrigatório, como devem calcular.”

Paulo Figueiredo, Cinema PTGate

Comentários

Mensagens populares