CASAS FEITAS DE HISTÓRIAS...E NÓS ALI DEITADOS ADORMECENDO À SOMBRA DA NOSSA CASA

Já não sei se foram as imagens que me fizeram recordar esta passagem ou se foi a entrevista que me fez desejar um sábado assim. No Benavente há chuva de folhas que vão caindo, uma chuva de folhas amarelas que pinta a relva e faz uma cama colorida entre os álamos. Sei que palavras e imagens combinam e souberam a paraíso com uma descansada sesta em pleno campo.
"(...)
Lembras-te dessas histórias?

Eles começaram a contar histórias da vida deles, de quando eles eram pequenos. Um era carpinteiro e contou-me como é que fazia todas aquelas coisas com a madeira. Mas sabes?! O mais importante para mim não foram aquelas pessoas, mas as suas histórias. Aquelas histórias deram-me casa e voltei outravez ao mundo.


"As histórias deram-te casa", eis uma expressão belíssima...
Deram-me aconchego, deram-me família e, de repente, eles eram a minha casa e a minha família e eu adormeci. A malária fez-me perceber o valor da história. Se alguém conta uma boa história, que te encanta, tu tens ali uma casa.

É isso que te faz escrever?
Eu acho que sim. Fiquei com uma espécie de vício de infância porque tive uma infância muito feliz,uma infância encantada, e tentei que essa casa, esse terreiro onde brinquei, fosse sempre o meu mundo. Tentei nunca sair daí.



Isso não é um síndroma de Peter Pan?
Não, não quero ficar criança e infantilizado nesse sentido. O que eu quero é ter essa relação mágica com o mundo. Acho que por crescermos não temos que abandonar esse pensamento mágico. Agora vejo os meus netos brincarem e percebo que eles ficam fascinados num mundo utópico. Há ali quase uma relação divina porque, de repente, o meu neto é tudo e é todos. Aos dois anos podemos ser tudo:actor de teatro, autor de ficção, astronauta, bombeiro.
É aí que começa a ficção?Interessa-te essa possibilidade de seres tudo em todos?
Sim, poder ser o outro e ser o mundo inteiro. Acho que nunca perdi isso.
(...)"

Excerto da entrevista de Laurinda Alves a Mia Couto, 06/08/2009 Diário I

Comentários

Mensagens populares