COMENTÁRIO POLÍTICO | A CAMINHO DAS AUTÁRQUICAS

As próximas eleições autárquicas portuguesas de 2009 realizam-se no dia 11 de Outubro. Nestas eleições serão eleitos 308 presidentes de câmaras municipais e eleitos 4257 presidentes de juntas de freguesia e as respectivas assembleias.

Ontem foi o último dia para os partidos políticos entregarem listas as listas de candidatos. É muito estranho que no século XXI, onde se multiplicam as auto-estradas da informação e onde todos apregoam esta magnífica acessibilidade a tudo o que é informação, que nem no sites oficiais dos partidos, nem nos sites locais das estruturas partidárias, quando existem, não haja um único site onde se possam consultar as listas completas dos vários partidos que vão concorrer à autarquia de Oliveira do Bairro (excepção seja feita ao site Bairrada Digital onde é possível consultar a infromação relativa aos cinco primeiros candidatos do PSD à Câmara Municipal e as listas do CDS PP à autarquia e às Juntas). Depois não venham dizer que as pessoas estão de costas voltadas para a política, que a abstenção é crescente, que os jovens não querem nada com a política. Procurem estar acessíveis e esclarecedores. Julgava que, pelo menos a partir do momento em que um partido escolhe o seu melhor potencial humano para ir a votos, haveria todo o interesse em esclarecer, informar, explicar e dar a conhecer. E pensar que há tantas formas de o fazerem...porque não com uma breve nota biográfica de cada um para percebermos quem são afinal as pessoas por detrás dos nomes dos candidatos aos vários órgãos autárquicos. E não me venham com timings, programas e afins. Falo do dever de informar que qualquer partido deveria sentir ao serviço do bem comum. Se for isso que persegue...

Entristece-me perceber que neste concelho todos os partidos ainda estejam a léguas de trabalharem em condições a aproximação o esclarecimento, a formação política e a correcta informação aos municípes.

Já a decorar rotundas não perderam tempo. O primeiro a dar a cara foi o CDS-PP com Acílio Gala a dar a cara com uma mensagem muito bem escolhida: "Você conhece, você confia". Ainda bem que o conhecemos e que essa memória nos permite ter a lucidez suficiente para recordar o feito e o por fazer nos 16 anos em que teve oportunidade de liderar os destinos de Oliveira do Bairro. A pergunta provoca mais do que isso, alguns segundos de reflexão conduzem-nos ao: como o fez aos longo dos anos...parabéns ao slogan, assenta na perfeição ao candidato.

SUGESTÃO DE LEITURA Editorial do Miguel Pacheco no Diário I

A PROPÓSITO DE CAMPANHAS http://www.barackobama.com/

Comentários

  1. Olá Catarina, antes de mais parabéns pelo teu fantástico blog. Só hoje consegui entrar e navegar um pouco pelo teu / vosso campo de girassóis!!!
    Agora sobre o tema, permite-me uma curta reflexão (este tema é-me bastante caro).
    Apesar de já existirem alguns excelentes exemplos (MEP), a sua grande maioria ainda se encontra afastada da alta roda das novas tecnologias. O exemplo que referes é bem disso exemplo, eu como cidadão que vive e paga os meus impostos numa das duas freguesias da cidade de Aveiro, também me deparo com o mesmo "problema". Penso que devo ser quase-que-uma-ave-rara, pois ainda procuro olhar para as suas propostas eleitorais, os seus projectos e, evidente, as pessoas que lideram esses mesmos projectos, e não encontro quase NADA! Apesar de alguns terem sítio, blog, facebook, twitter e canal no youtube, estes encontram-se praticamente vazios de conteúdos, já para não falar das ideias. Enfim, como referes, depois afirma em alto e bom som, que a malta nova não liga nenhuma à política ...
    Mas infelizmente, não são somente os nossos políticos que ainda não acordaram para a realidade que os rodeia. Ainda hoje, conversava com uma colega acerca da presença da nossa Igreja na net. Então aí é que estamos mesmo mal (honrosas excepções para algumas paróquias e movimentos). Ela pretendia informações acerca de uma paróquia grande da nossa diocese e ... na net não encontrou nada.
    Como com os políticos, com a devida e evidente diferença, a Igreja ainda não se virou realmente para as novas tecnologias, porque não basta estar presente. É preciso mudarem-se formas, metodologias e conteúdos para que "a malta jovem" pegue e adira. Mas isto, levava-me a estar aqui a escrever quase que uma dissertação sobre o tema.
    Desculpa a intromissão e o "testamento" que aqui te deixei. Para primeiro comentário, fiquei muito mal na fotografia! Prometo que da próxima vez que tiver oportunidade, farei apenas um curto e sucinto texto!!!
    Tudo de bom

    Fernando Cassola Marques
    http://sobre-a-vida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá. Excelente artigo.

    Oliveira do Bairro é um caso perdido na utilização das novas tecnologias.

    A própria autarquia não é exemplo para ninguém. Nos últimos oito anos, nada foi feito para melhorar a relação Câmara - munícipe, através da internet.

    Hoje ainda não existe uma rede Wireless na própria Câmara, o que é de lamentar.

    Foram gastos milhares de euros em projectos que não têm a rentabilidade necessária e muito menos a visibilidade que se pretende. É importante que as autarquias invistam em profissionais que saibam responder às exigências dos novos tempos.

    Hoje fiquei a saber que a entrega das listas dos partidos no Tribunal Judicial não é acompanhada por suporte digital, o que não se entende. Alguns partidos nem sequer centralizaram o preenchimento das listas num só único ficheiro, o que ainda dificulta mais a obtenção dos documentos.
    Parece que ainda estamos na era da pedra.

    Pedro Costa
    Bairrada Digital

    ResponderEliminar
  3. As novas tecnologias no contexto politico tem o mesmo problema da introdução da tecnologia na revolução industrial contrapondo o processo manual, tarefas repetitivas etc. Só o tempo, muito tempo mesmo, permitirá que toda a informação esteja à distancia de um clique, a publica principalmente.

    ResponderEliminar
  4. Concordo a 100 por cento, tanto mistério, tanta coisa a esconder!!!

    ResponderEliminar
  5. A CDU tem desde 15 de Julho um blogue concelhio, onde vem sendo colocada diversa informação, entre a qual sobre a composição das listas. Daí que o comentário da Catarina Cerca não faça sentido no que à CDU diz respeito.

    ResponderEliminar
  6. URL do blogue da CDU: http://cduob.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Olá Artur, já tinha colocado num post publicado ontem o endereço do vosso blog. Não sei se reparou...Obrigada na mesma.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares