DE BARCO PELA CIDADE...

Têm havido dias em que, ao longo do ano, decidimos ser turistas na nossa própria cidade. Preparamos as mochilas, planeamos as visitas e vamos à descoberta do que ainda não conhecemos ou não experimentámos. Sábado foi um desses dias. A meteorologia apontava para um fim-de-semana de brasa e não nos estava a apetecer praia. Tínhamos uma passagem pelo Museu da Cidade e um passeio de Barco em agenda. Comprámos o jornal e os bilhetes para o passeio e andámos de moliceiro com a Ecoria, desta vez a fazer o percurso dos canais da cidade. 45 minutos a admirar Aveiro de um novo ponto de vista. Quanto à exposição grande mal entendido. Não seria no Museu de Aveiro, mas sim no Museu da Cidade. Fomos parar ao primeiro onde acabámos por entrar e espreitar as obras que sofreu recentemente. Aproveitámos a frescura do edificio e fomos contando histórias de Princesas que não vivem em palácios mas acabam em Conventos.


Terminámos a manhã em pleno Rossio, com o Salvador e o pai numa grande algazarra de bicicletas e corridas deixando-me com a actualidade. Almoçámos na típica esplanada Aveirense, com o cheiro a peixe no prato e depois nas mãos. Carapauzinhos fritos que me estavam destinados desde que pus os olhos na ementa.
Em Aveiro transpira-se férias, no movimento dos canais, nas ruelas, nos restaurantes repletos nas horas de refeições e nos locais de compras. Ouvimos falar castelhanos com frequência e tropeçamos em portugueses com a mesma rota da descoberta de quem entende que "em tempo de férias também vale ir para fora cá dentro, porque não? Já quanto aos espanhóis, não é de admirar serem tantos, se pensarmos que para muitos a nossa costa é mesmo a visão de mar mais próxima.
Aproveito para dar uma boa novidade a quem ainda não souber: Aveiro tem finalmente um Hostel. Bem localizado, numa zona central com excelentes acessos, o Aveiro Rossio Hostel permite que de forma económica turistas e viajantes possam passar e ficar pela nossa cidade descobrindo Aveiro e arredores.

Comentários

Mensagens populares