Um (Salvador) Dali em casa é sempre inspirador...

A propósito de umas fotografias que tirámos domingo de manhã com uma luz maravilhosa, veio-me à memória uma das imagens de Salvador Dalí que mais gosto. "Mulher à janela" é um dos meus quadros de eleição de Salvador Dali, está no Museu rainha Sofia e este ano voltámos a vê-lo com o pequeno Salvador.

Trata-se de um quadro distinto da maior parte dos que conhecemos do artista, é uma da sua primeira fase, mais naturalista. Não há figuras, demências, distorções. Não vemos nada a não ser uma mulher que imaginamos estar a olhar... com ela estamos do lado de cá da janela, também nós espectadores a olhamos e olhamos ao largo, imaginando o que ambos poderemos ver e sentir a partir do que vemos.
"Dalí nasceu em Figueras, na Espanha, em 1904. As recordações da infância e da paisagem da praia de Cadaqués estão presentes em muitos de seus quadros. Além de pintor, foi escultor, ilustrou livros, criou jóias e cenários.

Desde cedo, decidiu que ia ser um gênio, conforme contou mais tarde em sua autobiografia. Quando se juntou aos surrealistas, em 1929, logo se tornou o mais famoso representante do movimento. Inventou o "método paranóico-crítico", que o ajudava a ver o mundo como se fosse uma pessoa perturbada mentalmente. Casou-se com Gala, sua eterna musa. Ela aparece retratada nos quadros de Dalí nas formas mais surpreendentes -- até mesmo como uma Nossa Senhora. Foi Gala que ajudou o artista a se transformar num dos mais ricos de sua época. De 1940 a 1955, eles moraram nos Estados Unidos, onde o pintor fez muito sucesso e ganhou muito dinheiro. Mesmo velho, Dalí continuou sendo o exibicionista que fora durante toda a sua vida. Só após a morte de Gala, em 1982, tornou-se recluso. Morreu sete anos depois."
(texto retirado da internet)

Comentários

  1. Entre obras de arte que me vão impressionando, guardo duas preferidas. Uma é exactamente esta "janela" e a outra é "Os girassóis" do Van Gogh. Encontro nelas um não sei quê de complementaridade: imagino-me a olhar por esta janela e a contemplar o belo campo de girassóis... Sensibilidades artísticas...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares