ESTAMOS À TUA ESPERA, VAIS CRESCENDO NAS NOSSAS CONVERSAS

Temos vindo a conversar sobre o assunto da gravidez com o Salvador. Devagar vamos desvendando as razões de evitar subir as escadas com ele ao colo, de não abusar nas corridas e preferir os desenhos e de andar a falhar no concurso de pulos na cama ultimamente. De forma descontraída e ainda bastante ponderada, colocamos suposições, inventamos cenários e fazemos perguntas. Vamos testando a possibilidade. Cada um responde de forma criativa e quase sempre as respostas mais divertidas saem da cabeça mais jovem. "Mãe, ele depois pode comer do meu prato?" ou "Eu ponho um fio e vou puxá-lo com a minha bicicleta e levo-o à Palhaça" são algumas das observações que nos deixam felizes. Há um sinal de aceitação que nos comove. Os meninos continuam a vir da loja, mas de vez em quando as mãos dele já começam à procura da relevância no meu ventre. Sempre foi muito atento e agora passa a vida a ver-me ao espelho, a espalhar creme e entende.
Se tudo estiver tão bem por dentro como me sinto, o nosso girassol deverá ter agora quase 2,5 cm – não chega ao tamanho de uma uva – e pesa menos de 30 gramas, mas daqui em diante o peso vai começar a aumentar rapidamente, agora que está formada a sua estrutura física básica. A cabeça representa metade do tamanho de seu corpo. Os olhos estão agora cobertos com as pálpebras e vai começar a parecer-se cada vez mais com um ser humano. A cauda embriónica já desapareceu completamente e o desenvolvimento das partes do corpo – incluindo órgãos, músculos e nervos – está já em andamento. Já consegue movimentar todos os membros, está bem mais activo, mas ainda impossível de se fazer sentir. Quanto ao coração, está agora dividido em quatro câmaras e as válvulas começaram a desenvolver-se. O bebé já tem os órgãos sexuais externos, mas só daqui a algumas semanas será possível distinguir se são masculinos ou femininos.

Comentários

  1. No regresso de Taizé, com uma serenidade que me invade os poros, é bom ler-te e sentir-vos assim...

    Bjo grande

    ResponderEliminar
  2. O milagre da vida sobrepõe-se a todos os milagres da natureza. Estaremos, com toda a certeza, a aguardar a vinda de mais um membro do Benavente que se parecerá tão só a si próprio como aos seus pais e irmão, e se assim for já é perfeito.

    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares