RESPIRA-SE INSTINTO MATERNAL...

Ontem foi noite de reunião de pais no Centro Social onde o Salvador está desde os 7 meses, altura em que entrou para o berçário. Aprendeu a andar despachado, e teve de descer para sala de transição onde esteve dois anos porque preferimos que fizesse o percurso sem pressas com o grupo de "amigos bebés" com que começou. Este ano parecem grandes, mudaram todos para a sala dos 3 anos e estão com uma educadora que nos deixa a nós pais, particularmente satisfeitos. Há pessoas que gostam mesmo muito daquilo que fazem e que a isso juntam o facto de terem realmente jeito para lidar com crianças. Pessoas que sorriem imenso e falam com o corpo todo. Que são espontâneas e divertidas. As crianças precisam de pessoas assim em redor delas.

A Paula é uma dessas pessoas. Sossega-me imenso, enquanto mãe, saber que durante o dia ele estará com pessoas que o abraçam, o cobrem de beijos e lhe vão ensinando a adquirir um sem número de capacidades, mas que também que lhe dizem não, o colocam de castigo quando é necessário e lhe chamam a atenção sempre que faz asneira. Gostamos muito dela, é daquelas pessoas que vive o trabalho muito além de horários, salários e obrigações! Estamos certos que, muito mais do que a educação de infância, este ano vamos ter a oportunidade estarmos mais vezes juntos - pais e filhos - vamos conhecermo-nos melhor. Ela quer reunir os pais em convívios, quer envolver cada vez mais as famílias nas actividades da instituição e ver o seu entusiasmo é já sentir-me envolvida. Assustam-me instituições onde os pais depositam crianças e abdicam do seu direito de se envolver, de saber, de estar, de se deixar ficar mais alguns minutos, de sentar ao lado deles. Sempre que tenho oportunidade, ao longo destes 3 anos, lá estava eu no palco da festa de natal ou em passeio com os miúdos. Quando sou eu a levar o Salvador gosto de cumprimentar os meninos todos com um sonoro bom dia, vou fazendo perguntas aos que conheço e elogiando a bandolete da Bia ou a coonstruçã do Rodrigo, espreito os desenhos das salas, gosto de ver o que fazem. Com as ideias que ontem foram sendo partilhadas, e com a gravidez que me obriga a desligar "outras fichas", vou esforçar-me por estar ainda mais presente.
Apesar das longas conversas de final de dia com o Salvador andarem bastante à volta da minha curiosidade sobre o seu dia, nunca é demais investir no tempo para conhecer melhor os 18 amigos e as duas pessoas que passam mais tempo com o meu filho do que eu ao longo da semana. Quero gostar ainda mais deles todos.

Comentários

  1. Coração de ouro e uma dedicação extraordinária... Se te disser que um dia quero ser como tu não me leves a mal... É que tudo aquilo que és, tudo aquilo porque lutas é o que considero ser importante numa sociedade que vive corrompida! Obrigado por poder ter acesso a uma pessoa como tu...

    Beijo doce*

    ResponderEliminar
  2. Célia,
    Que exagero doce coração tb habita em ti. Sim, não levo nada a mal, vais ser ao teu jeito, no teu melhor, a melhor com os que amas, como aliás já és!
    Se me disseres que te inspiramos, gosto. Gosto muito. Pelas coisas boas, espero! Mas também por aqui, pelo meu 1,53 de pessoa se espalham uma série de defeitos, a começar no enorme de roer as unhas, passando pela dificuldade em saber esperar (e isto da gravidez é terapia...) até à ironia que volta e meia sobe de grau quando não estou a gostar de alguma situação.
    Obrigada a ti, amiga. Se reparares até já somos parecidas com os nossos caracóis baloiçam ao mesmo vento em ondas parecidas e na força que nos anima a vida.
    Boa semana e bom porto de abrigo para esta etapa nova em que te encontras.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares