14ª semana...

"O corpo do nosso bebé cresce mais rápido que a cabeça. Esta semana, a pele, fina como um papel de seda, cobre-se de lanugo (um pêlo finíssimo e macio que costuma desaparecer antes do nascimento). As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir, mas o cabelo pode mudar de cor e de textura depois que o bebé nascer.
Nesta fase, o feto consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Talvez até saiba chupar o dedo. Os investigadores acreditam que estes e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro."

Esta é também a altura de fazer a a medição da translucência nucal. Nós fizemo-la na consulta anterior. Para quem não sabe, esta operação mede a espessura de uma dobra no pescoço do bebé, para detectar sinais de síndrome de Down ou outros problemas congénitos. A medição do nosso girassol estava dentro dos valores considerados normais.

A família segue feliz, ocupada mas jogando em equipa, como sempre. O Salvador já tem O LIVRO", o seu primeiro livro a sério, já pusemos a cruzinha na autorização para as tradicionais fotos da creche e, se houverem mais inscritos, no próximo mês, começa com a natação uma vez por semana. De cada vez que o acordo sinto-o mais crescido, conversa como se fosse um adulto, daqueles que explicam tudo com as expressões faciais e que não conseguem falar sem embrulharem o corpo todo na conversa. Ultimamente temos estado menos juntos todos, mas continuamos a ser três a adormecer depois das histórias. Todos os dias tenho direito a beijos inesperados na minha barriga e isso acaricia-nos a vida. A 14ª semana terminou da melhor forma, a ele hei-de voltar no próximo post: MOUVA, um "invento marcante"!

Comentários

  1. Há uma girafa azul dessas cá em casa...Eu sei onde foi comprada!!!...láláláh... foi no IKEA!!!...pois foi???:)

    bjinho, mamã!!

    Cathy

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares