Our Christmas Words and Images

UMA BOA PRENDA DE NATAL A entrevista de Maria José Avillez, no I de ontem, a José Tolentino Mendonça. Homem, 44 anos, sacerdote, poeta e intelectual fecundíssimo, tem o raro dom de interpelar, tocar, marcar. Para "servir" para lá de credos, idades e vidas.

"(...) Acho que posso dizer que vivo na dependência de Deus. Jesus Cristo é o objecto da minha fé. Com todas as minhas falhas e incertezas, procuro que a sua humanidade se torne inspiração para a minha. Mas peço a Deus a liberdade e a gratuidade necessárias ao amor. Eu não creio para que Deus me facilite a vida ou a resolva por mim. Os místicos ensinam que a rosa é sem porquê". LER ENTREVISTA COMPLETA



UMA BOA HOMÍLIA DE NATAL A de D. Manuel Clemente, Bispo do Porto desde 2007 e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

"(...) - Reparamos, irmãos e irmãs, reparamos verdadeiramente no que sucede a quem acolhe o Verbo de Deus, num presépio dito e deitado em palhinhas, como hoje o contemplamos, mas sobretudo o guardamos no coração, como Maria?! Rebrilha Ela agora, na gloriosa assunção em que participa da ressurreição de Cristo, depois de o ter concebido e acompanhado nas vicissitudes da mútua existência humana. Isto mesmo pode e deve acontecer connosco, irradiando em fé, esperança e caridade, que transformem realmente as diversas situações da vida de cada um, da família à escola, da escola à empresa, da saúde à doença e da vida à morte, que seja ainda vida." LER VERSÃO COMPLETA

Comentários

  1. "Eu não creio para que Deus me facilite a vida ou a resolva por mim. Os místicos ensinam que a rosa é sem porquê". Tanta mentalidade para mudar ainda, não é? Para tantos, Deus ainda é um supermercado de (in)conveniências. Tive tanta pena que ele (pe Tolentino) não tenha vindo ao Efatha. Teríamos aprendido muito, certamente.
    um grande beijinho para voces

    ResponderEliminar
  2. Trilharmos caminhos em conjunto tem destas coisas: as leituras de Natal foram as mesmas. Bom sinal!

    Bjinhos aos 4 girassóis
    Ondina

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares