let's talk about...education!

HOJE É DIA DE “SOLTAR A CORRENTE”, O PROGRAMA QUE ABRE A JANELA DO FIM-DE-SEMANA. ENTRE AS 21h00 E AS 22h00, NA RÁDIO TERRANOVA EM 105.0 OU ONLINE
ESTA SEXTA, 5 DE FEVEREIRO O JOÃO MATOS TEM UM CONVIDADO MUITO ESPECIAL PROF. ARSÉLIO MARTINS , com quem vai conversar sobre educação, alunos e o ensino nas nossas escolas.
Arsélio Martins é professor de Matemática na Escola Secundária José Estevão de Aveiro. Tem mais de 35 anos ao serviço da educação e em 2007 recebeu em o Prémio Nacional do Professor, um galardão atribuído pela primeira vez nesse mesmo ano para distinguir "aqueles que contribuem de forma excepcional para a qualidade do sistema de ensino". Diz quem o conhece que é “um homem extraordinário!”.

Citando o próprio, numa das dezenas de entrevistas que deu em 2007, "a parte mais difícil, (referindo-se à sala de aula) a relação directa com os alunos, mas também a que mais me realiza" - o que mais lhe interessa é "não perder nenhum aluno". "Quando perco um é uma desgraça completa", diz. E o segredo, se é que é segredo, é "arranjar estratégias que possam ir ao encontro das necessidades de cada um". Defende que a melhor forma de potenciar o sucesso numa disciplina como a Matemática é permitir que os alunos tenham o mesmo professor ao longo de um ciclo de estudos - "eu tenho de ter persistência, respiração e tempo". Não dá "nada em papel aos alunos, para eles se habituarem a tirar notas", constrói com as próprias mãos sólidos geométricos para mostrar aos estudantes, maneja com destreza o quadro interactivo - "uma óptima ferramenta". "Sou um professor clássico que foi incorporando tudo o que há de moderno." Mas não é um professor modelo. "Ninguém deve imitar-me. Meti muita água. Mas faço o que gosto e melhor do que isso não há no mercado."

ACEITAM-SE: sugestões para convidados para o Soltar a Corrente. Queremos pessoas, dos 8 aos 80, divertidas, bem dispostas interessantes, com vidas repletas de histórias, energia e ideias. Queremos falar do que se faz, do que se idealiza fazer em áreas como a educação, o ambiente, a juventude, a cultura e a familia. Queremos falar para jovens...sobretudo!

soltaracorrente@sdpj-aveiro.org Catarina Pereira catarinaspereira@gmail.com

Comentários

Mensagens populares