TUDO É POSSÍVEL A QUEM CRÊ

35 semanas. A chuva do final de tarde de ontem, companhia de toda a noite, traz-me à memória imagens que a televisão não se cansou de repetir este fsm da Madeira.
35 semanas. E pensar que alí, naquela ilha Portuguesa, tal como no Haiti, num certo Tsunami ou num tremer de terras em Itália, somos surpreendidos pela natureza que semeia devastação e consternação.
35 semanas a somar pedaços de uma pessoa nova na mesma semana tantas vidas interrompidas. Hoje sabem-se 42, mas podem ser mais.
Hoje Passo a Rezar logo de manhã, enquanto os emails vão entrando e as agendas se abrem 10 minutos antes da hora marcada no pontómetro. Hoje na oração da manhã cabem todos no Evangelho segundo S.Mateus. Deixo que as interrogações finais me desviem o olhar para a janela. Permaneço comigo e no entanto a sala já está cheia. E eu alheia.
Ontem foi o primeiro domingo de Quaresma e soube bem ser embalada por crianças no coro. Como se escreve na campanha que a diocese segue dando pistas para a vivência destes 40 dias, "Nada é impossível a quem crê". Eu creio que podemos fazer de cada dia um dia melhor, apesar da chuva, do desânimo no atlântico, das crescentes dificuldades económicas e do desemprego (um número que voltou a subir no final de 2009, tanto em Portugal, como na Zona Euro e União Europeia. Em Portugal a taxa atingiu os 10,4%, um valor que supera a média do conjunto dos países da moeda única e a média da UE).
Esta fé e esta esperança transformam a morte em vida, transformam o desânimo e a desilusão em Páscoa. 35 semanas, 40 dias e 42 mortos. Números. "Quem crê” acredita num mundo novo porque se sente construtor dessa obra. Mãos à obra, construa cada um uma boa semana.
FOTO-NOTA: para quem me tem enviado emails perguntando sobre as fotografias que vou postando. Tirando as referências que faço, são todas captadas por mim ou por alguém lá de casa. Posso disponibilizar e já o tenho feito, depende do propósito em causa. Basta para isso o pedido via email. catarinaspereira@gmail.com

Comentários

Mensagens populares