[ Véspera ] DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR

Em véspera de Domingo de Ramos, Celebração do Dia Mundial da Juventude, e contra todas as expectativas ainda fomos até Estarreja deixar a música entoar orações no nosso serão. Reencontrámos amigos e fomos cantando, sabendo que cantar é já rezar duas vezes. Hoje é domingo de Ramos e nós acolhemos: a natureza, a espera, os amigos, afamília e a alegria de nos sabermos unidos a quem crê. Também nós preparamos a nossa alma.
"O dia de hoje, meus bem-amados, é da maior importância. É um dia que nos solicita um grande desejo, uma pressa imensa, um alento vivo, para nos conduzir ao encontro do Rei dos Céus. Paulo, o mensageiro da Boa Nova, dizia-nos: «O Senhor está perto. Não vos inquieteis» (Fil 4, 5-6). [...] Oiçamos o cântico da ressurreição: que as nossas vozes se elevem, dignas da majestade divina, e brademos com o povo, soltando esse grito que se escapa das bocas da multidão: «Hossana nas alturas! Bendito seja Aquele que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel». É razoável chamar-Lhe «Aquele que vem», porque Ele vem sem cessar, porque Ele nunca nos falta: «O Senhor está próximo de quantos O invocam em verdade» (Sl 144, 18).


Preparemos a casa da nossa alma, limpemos as teias de aranha que são os mal-entendidos fraternos, que não haja em nós a poeira da maledicência. Difundamos às mãos-cheias a água do amor, e apaziguemos todas as feridas criadas pela animosidade; semeemos o vestíbulo dos nossos lábios com as flores da piedade. E soltemos então, na companhia do povo, esse grito que brota dos lábios da multidão: «Bendito seja Aquele que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel».

Do comentário ao Evangelho do dia feito por Proclo de Constantinopla (c. 390-446), bispo Sermão 9, para o Dia de Ramos; PG 65, 772 (a patir da trad. Brésard, 2000 anos, ano C, p. 108) «Bendito Aquele que vem, o nosso Rei»

Comentários

  1. Dias como os deste fim de semana, são mesmo dias que "nos solicita(m) um grande desejo, uma pressa imensa, um alento vivo, para nos conduzir ao encontro do Rei dos Céus".
    São dias em que um abraço como o vosso soube tãaaaao bem.
    Acho que o Sebastião também gostou da viagem ;)

    Bjinhos
    Ondina

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares