RETRATOS MARÍTIMOS PERTO DO MAR


Legenda: Esq.ª - fotografia de EG, Mulher da Nazaré, 1960. Uma foto premiada do fotógrafo. Dt.ª - para sossegar a correria de quem vê 9 fotos em 2 minutos, inventa-se uma guia que explica ao pequeno visitante o que podemos (já) conhecer/ver/descobrir/apreciar n(d)estes retratos.
Soube a pouco, (porque só vimos uma pequena amostra, da exposição que se articula com uma maior "Silêncios", patente no Centro Cultural de Ílhavo) a exposição que ontem visitámos de Eduardo Gageiro em Ílhavo. No Museu Marítimo estão apenas expostas 9 fotos do fotógrafo incontornável do fotojornalismo português. É certo que a quantidade não é tudo, e que cada uma delas encerra uma admiração que exige tempo e atenção, mas temos mesmo de ir percorrer as restantes. Para quem gosta de fotografia esta introdução, em exposição, ao trabalho do repórter foi um bom exercício para admirar, detalhadamente, os retratos a preto e branco de um país dos anos 60. Lê-se no folheto de divulgação da exposição, " além de serem magníficos postais sobre as praias de Portugal, humanizam a memória do mar português."

Eduardo Gageiro, fotógrafo português, nascido em Sacavém em 16 de Fevereiro de 1935 Com apenas 12 anos viu uma fotografia sua publicada na 1ª página do Diário de Notícias. Gageiro iniciou a sua carreira de repórter fotográfico no Diário Ilustrado, em 1957, aos 22 anos de idade. Trabalhou em diversas publicações (O Século Ilustrado, a Almanaque, de que José Cardoso Pires foi director), e colaborou com a francesa Paris Match. Além disso, foi editor da Sábado, colaborou com a delegação portuguesa da Associated Press, a Companhia Nacional de Bailado e a Presidência da República. Em 10 de Junho de 2004 foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique. 2005. Em 5 de Novembro, ganhou o Prémio Especial do Júri, a Medalha de Ouro para a melhor fotografia e a Medalha de Ouro para a melhor fotografia a preto e branco da 11ª Exposição Internacional de Fotografia Artística da China, o maior concurso de fotografia do mundo, onde participaram mais de 3500 fotógrafos de 68 países e mais de 35.000 fotografias.
In wikipedia
Ainda no Museu Marítimo, podem deixar-se ficar no sossego conceptual do livro-filme de uma viagem pelo mar do norte, de Marcel Broodthaers, um empréstimo da Fundação Serralves. Se não houver mesmo mais ninguém será a sala ideal para descansar a curiosidade de um início de tarde de domingo, quando todos procuram a praia.
Em breve "Silêncios".

Comentários

  1. Amiga, passei para te mandar um beijinho muito grande...Tenho visitado o teu blog regularmente para ter noticias em especial do Sebastião.... Que lindo!!!Acredita que já tenho saudades da Mafaldinha ser tão pequenina...mas tb está uma delicia..se não for antes conto em Maio ir visitar-te..Não tenho ligado porque sei que estes primeiros tempos são uma pequena loucura, apesar de achar pelo teu blog que aí se respira paz e tranquilidade... e mais sente-se a vossa alegria e felicidade...Caty, muitos muitos beijinhos e tudo de bom...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares