ALFACE, DE MAIO A NOVEMBRO NA RUA DOS LEGUMES

Alfaces, agora também na horta aqui de casa. Onde apesar de ervas e mais ervas, que a chuva e a Primavera fresca ajudaram a crescer, lá vamos descortinando os legumes que o avô foi plantando. Os feijões já cresceram, os tomates prometem, as cenouras vão escapando entre as ervas e qualquer dia temos batatas novas à mesa. Este fim-de-semana fomos de novo às alfaces.
Esta hortaliça constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício).
Vitaminas importantes para o bom funcionamento dos órgãos da visão, pele, mucosas, aparelho digestivo, sistema nervoso e vasos sanguíneos; além de evitar a má formação dos dentes, combater infecções e ajudar na cicatrização dos ferimentos. Já os minerais são vitais para a saúde dos cabelos e do tecido cutâneo. O cálcio e o fósforo participam na formação dos ossos e dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular. O ferro contribui para a formação do sangue.
CURIOSIDADE A alface tem propriedades calmantes, sendo capaz de tratar casos de insónia. A hortaliça ajuda a um sono reparador e a controlar os acessos de histeria (boa!!!). Aconselham a consumir alface à noite para dormir melhor.

Informação baseada em artigos da internet

Comentários

Mensagens populares