10.004 JÁ VISITARAM...E VOCÊ?

Domingo, passámos o final da manhã no UNDERGROUND de visita ao
Aliança Underground Museum, sediado nas instalações da Aliança Vinhos de Portugal, aqui bem pertinho, em Sangalhos (Anadia). Já andávamos a adiar o passeio há pelo menos um mês, mas acertámos no dia. Sem confusão, ficámos agradavelmente surpreendidos pelo museu, sobretudo pela forma criativa como nos coloca a olhar para peças que numa dispo[ex]posição convencional provavelmente não nos despertaria metade da atenção. Foi uma hora, de galeria em galeria cerca de quilómetro e meio. Os miúdos portaram-se lindamente, ao longo da visita guiada que partilhámos apenas com um casal de espanhóis. Recomendamos vivamente a visita e sublinhamos o facto de ser gratuita e ter horários adequados a famílias.


O Aliança Underground Museum é uma excelente surpresa que se vai descobrindo ao longo dos túneis onde estão expostas centenas de peças do acervo “The Berardo Collection – Culture for life”, algumas com cerca de 1500 anos: Colecção; Arte Etnográfica Africana; Escultura Contemporânea do Zimbabué; Colecção de Minerais; Colecção de Fósseis; Azulejos e Cerâmica das Caldas.

Destacamos da visita a "estação cor-de-rosa", uma parede coberta de quartzos rosa que com a iluminação quase nos transporta no espaço; a galeria de minerais, com centenas de peças de uma beleza extraordinária; a colecção de arte africana com a sua tónica na fecundidade; o túnel de esculturas impressionantes em pedra do Zimbabué, e claro, a imensa cave de barricas e túneis que termina, magestosamente, numa mesa enorme, peça única admirável, onde a iluminação de uns candeeiros que sobraram da remodelação do Savoy na Madeira (e que não me importava nada de trazer para casa...) criam toda a ambiência de um jantar da Maçonaria ou da Távola Redonda.

O Museu inaugurou a 24 de Abril e de acordo com o site oficial  em apenas um mês recebeu mais de 10 000 visitantes.  Como o mesmo relata "um número surpreendente de visitas para um museu inovador que se encontra fora dos grandes centros urbanos.
O Aliança Underground Museum comprova ser uma clara aposta de Joe Berardo na senda da descentralização e democratização da cultura, tornando-a gratuita, acessível a todos e durante todos os dias."




Peça de Bordalo Pinheiro  & Peça de arte Africana

Comentários

Mensagens populares