BA-TA-TAS

Hoje passei grande parte da manhã a apanhar batatas (como é bom viver no campo). Não são muitas, mas deram um prazer imenso apanhar da terra, sacudir e atirar para dentro da caixa (com as vastas explicações do meu pai para o seu acondicionamento - cobrir, mas deixar arejadas - sinto-me uma agricultora em crescendo...). Dizem que este ano há pouca no mercado e que por isso está cara. Nós por cá nem somos muito fãs deste tubérculo, criativo em formas e feitios, mas creio que doravante, pelo prazer de ser produção Made in BB (Biologicamente Benavente) , seremos mais frequentes no seu consumo. Vamos mandar para o forno sobretudo as pequeninas, tortinhas, corações e bolinhas. Estamos mesmo a precisar das vitaminas da sua casca!

Informação nutricional |A batata contém uma elevada percentagem de água. É uma boa fonte de amido (hidrato de carbono complexo), mas também de alguns minerais como o potássio. O seu teor em proteínas, fibras e vitaminas é escasso. Destacam-se as vitaminas C e B6, que existem sobretudo na pele do tubérculo, no entanto, nas batatas descascadas e nas que são submetidas a processos de cocção, este teor vitamínico vê-se substancialmente reduzido.

Comentários

  1. hum...yummy! essa batata pequenina no forno com azeite e alho e um bacalhau na grelha.. olé olá! que petisco!!!:)

    não te ficou a doer as costas?

    ResponderEliminar
  2. Não amiga, porque foi coisa pouca, duas caixas apenas. Este ano foi para testar terreno...e dotes para estas lides!Para o próximo ano ainda te mando uma saca para os teus primeiros jantares de férias. Isso é que era, voltarmos ao antigamente, e quais vizinhas, irmos trocando víveres?

    KO fiquei do fsm na generalidade, uffa que lá se foi a pilha.
    "Vou-me por a recarregar".

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares