MÚSICA E DELICIOSOS JOGOS DE PALAVRAS

Preferindo um concerto mais intimista, como aquele a que assistimos no Teatro Aveirense, aquando da apresentação do primeiro trabalho, é impossível ficar indiferente à qualidade da música dos Deolinda. Sábado à noite, fomos à Fiacoba, ouvir ao vivo alguns dos temas do  "Dois selos e um carimbo". Depois de me cansar de ouvir "Um contra o outro", aqui pelo blog, trouxe o tema que de todos me ficou preso ao ouvido pelo sentido de humor e verdade que carrega, qual retrato português bem resumido, nas verdades que aponta e no ritmo que nos caracterza, falo d'"A Problemática Colocação de Mastro".
A Fiacoba continua até ao próximo dia 18 de Julho e se tivermos oportunidade haveremos de voltar no próximo sábado, para ouvir outro senhor cujo repertório é um dos melhores da história da música portuguesa, Rui Veloso. Falando em música e em Rui Veloso, foi apresentado, recentemente, o novo projecto de João Gil,  "Baile Popular". "Rosa à Janela" é um dos temas que dá vontade imediata de arregaçar as mangas, dar um nó na saia e começar a dançar. O tema de apresentação foi composto por João Gil e Rui Veloso. Vale a pena por ouvidos à escuta neste Baile...


"As canções dos Baile Popular assentam, sobretudo, na música popular portuguesa. Contudo, a música tipicamente alentejana acaba por transparecer nas canções do grupo, uma vez que os músicos se inspiram no seu local de trabalho: o Alentejo. O disco com 11 faixas, escritas por João Monge, conta com temas como A Mine da Mine, canção popularizada no Facebook através da página “Vou mas é beber uma mine”.

Além de João Gil, o projecto Baile Popular integra Mário Delgado, Alexandre Frazão, Miguel Amado e Paulo Ribeiro. Os Adiafa Zé Emídio, João Paulo e Luís Espinho, completam o grupo.

Comentários

Mensagens populares