PARA TRINTÕES: UMA REFLEXÃO PLURAL BEM CONCRETIZADA

A PARTIR DE NOTÍCIA DO I | "Orgulhosa geração de 70: os trintões que afinal não são gente rasca
"Uma na Bravo outra na Ditadura", de André Valentim Almeida. Durante uma hora, vários trintões explicam o que é isso de ser da geração de 70, nascidos e criados a seguir ao 25 de Abril. A ideia é de André, 33 anos, professor de multimédia na Universidade do Porto: "Há documentários sobre a guerra colonial, sobre o 25 de Abril, e sobre nós?
André demorou um ano e meio para concluir o projecto e é responsável por todas as fases da criação do documentário, desde os contactos às entrevistas, passando pela recolha de imagens e montagem da obra.

(...)


trailer do documentário "Uma na Bravo Outra na Ditadura" from Andre Valentim Almeida on Vimeo.

Além dos depoimentos de nomes conhecidos como Jacinto Lucas Pires, Joana Vasconcelos, João Pereira Coutinho ou Raquel Bulha, André inseriu imagens de séries, filmes e anúncios populares do final dos anos 70, início dos 80, com os quais esta geração cresceu: "Havia uma monocultura potenciada pela televisão. Só havia dois canais e toda a gente via o mesmo. Posso falar disso com qualquer pessoa da minha geração que ela imediatamente se identifica e se reconhece. E é transversal a classes sociais e económicas. E depois transforma-se em conversa de café muito emocional e sentimental.

Com apenas quatro meses de vida e uma divulgação feita apenas online, o documentário de André já teve mais de oito mil visualizações. A opção de partilhar este projecto através da internet prende-se com vários motivos: "Primeiro porque queria que o maior número de pessoas o visse; segundo, por uma questão de direitos de autor. Com a quantidade de imagens que usei não podia mesmo ganhar dinheiro com o documentário."

Filme completo AQUI  e depois ALI

Comentários

Mensagens populares